top of page

Você sofre com o "complexo de Deus"?

  • Foto do escritor: Willer Félix
    Willer Félix
  • 16 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Em Mateus, capítulo 20 e versículo 24, lemos: "E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos." Voltando ao momento em que a mãe de Tiago e João pede ao Senhor Jesus lugares de honra para os seus filhos, imagine a reação dos outros discípulos ouvindo aquela conversa. Eles podem ter pensado: "Quem são esses dois para se acharem melhores do que nós? O que eles pensam que têm que nós não temos? Eles são mais do que a gente para almejarem posições de mais honra do que nós?" Fato é que aquele pedido causou muita polêmica. E o que estava por detrás disso? Qual sentimento foi a mola propulsora da indignação dos discípulos? Acredito que foi o desejo inato do ser humano se ser reconhecido, que traz consigo uma sutil satisfação ao se sentir superior e também uma forte repulsa ao se perceber diminuído por outrem.

E isto é, espiritualmente falando, uma praga destruidora

As pessoas que são guiadas por este sentimento dificilmente reconhecerão isso; no entanto, é fácil perceber quando alguém deseja se colocar numa posição acima dos demais: a "alegria" que sente quanto é adulada ou recebe elogios (sejam sinceros ou não), o modo "superior" com o qual lida com os outros, além da marcante indignação quando se sente, por qualquer razão, afrontada ou diminuída nas suas capacidades diante de alguém. O que se sente "o melhor" não admite que haja alguém mais hábil do que ele; é como se não houvesse nada que aprender dos outros porque ele mesmo já tem todo o conhecimento e habilidade necessários. O "melhor" admite interiormente que não precisa de ninguém e por isso não aceita ser questionado; afinal de contas, sabe mais e está acima de todos. É o que psicologia chama de "complexo de Deus". Isso não é mera coincidência: não é o que o diabo queria no princípio, ser igual a Deus? "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:14). Todos nós sabemos como essa história terminou.


Este tipo de comportamento tem encontrado lugar na igreja pela tendência de transportar para o reino de Deus a lógica deste mundo. O que, no entanto, é frontalmente contra o que o Mestre ensinou! Vejamos a reação de Cristo àquela confusão entre os discípulos: "Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;" (Mateus 20:25-27). O Senhor confirma como as coisas são no mundo natural: o que tem mais poder ou recursos manda e os que têm menos abaixam a cabeça, sendo dominados e constrangidos a prestar obediência. E então vem a palavra que inverte a lógica secular: NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS. No reino de Deus, o que quer ser maior e mais considerado deve ser aquele que serve mais. O Mestre dá dois adjetivos para os melhores do Seu reino, serviçal e servo. Sabe o que significa serviçal? Segundo o Dicio, quer dizer: prestativo; que realiza ou oferece serviços, satisfazendo-se com isso; que gosta de servir; que é prestativo. Os destaques são meus. Para o Senhor, quanto mais o discípulo servir ao seu próximo com alegria, quanto mais se dispuser a contribuir, a melhorar a vida do seu semelhante, melhor será. Percebe como os valores terrenos e divinos são completamente distintos?

Para o mundo, quem tem os sapatos engraxados é o rei; para o Céu, o rei é o engraxate

O Senhor Jesus ainda nos dá um parâmetro especialmente alto com o qual devemos nos comparar: "Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20:28). O modelo do servo de Deus não é o político influente, o empresário rico nem o artista famoso, é Jesus Cristo. Quando o discípulo começa a querer ser tratado como celebridade... é sinal de que a comunhão com Deus já foi para o brejo. Nem o Senhor quis isso! Como simples servos como eu e você poderemos desejar tal coisa? Reflita sobre a sua própria vida. O que tem valor de verdade é ser grande diante de Deus, não das outras pessoas!

 
 
 

Comments


Obrigado por enviar!

bottom of page