Um aviso: este texto provavelmente não será agradável de ler para algumas pessoas. Se ainda assim tiver interesse, siga em frente.
(...)"e anunciará aos gentios o juízo." (Mateus 12:18). Atentando para a Palavra de Deus, observamos que Ele sempre nos chama a agir. A fé em Deus é prática. O amor a Deus é demonstrado com atitudes. Cristo disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama;" (João 14:21). Por estas razões, é impossível que um servo de Deus não anuncie o evangelho para os perdidos. O que o Senhor mais deseja é salvar as almas dos que vão caminhando para o inferno e tal vontade move aqueles que são d'Ele. Diante disso, podemos afirmar que uma pessoa que não se importa com a salvação do seu próximo não recebeu o Espírito Santo e tampouco é serva de Deus.
Como alguém possuído pela presença do Senhor poderia desprezar o que Ele mais deseja?
Neste ainda pouco tempo em que, pela misericórdia divina, tenho servido a Jesus, vejo a história se repetir vez após vez. Uma parte considerável de pessoas que se consideram cheias do Espírito de Deus não movendo uma palha para ganhar a alma de alguém. E o tempo vai passando, as lutas e dificuldades se levantando, a tentação se aproximando, até que caem. Mesmo com todo o tempo de igreja, experiência e conhecimento acabam cedendo às pressões pela ausência do Espírito Santo, claramente demonstrada pela falta do amor pelas almas. Aqui podemos enxergar duas questões de suma importância: a primeira é que muitos recebem a consideração de servos por motivos escusos; seja pela proximidade do seu pastor ou líder religioso, seja por sua disposição para ajudar em todas as tarefas, seja por sua aparência de santidade. Daí surge o "engano da posição", e a paixão pelas almas, que é característica determinante do batizado com o Espírito Santo, não é levada em conta da forma que deveria. A segunda é até mais importante do que a primeira: a falta de zelo pelo destino eterno do outro fatalmente conduz a uma falta de cuidado com o próprio destino eterno. O primeiro passo que um servo de Deus dá na direção do inferno é quando deixa de amar o próximo como a si mesmo. A partir disso se cria um círculo vicioso que vai se fechando a cada dia: por não cuidar da própria alma, não se tem disposição para cuidar da alma de ninguém; e quando mais distante se fica dos que estão precisando de ajuda, mais endurecido se torna o coração e mais fria a fé. Nesse ínterim, as coisas deste mundo vão brilhando com um brilho cada vez mais intenso e sedutor. Eis uma receita pronta para a danação.
A verdade quase sempre dói. Mas, como minha mãe dizia quando eu era criança e minha esposa ainda me diz, remédio ruim é que sara. Falo aos que estão assim: será que esta frieza que você sente, esta vontade de desistir de tudo, esse turbilhão de dúvidas em sua mente não é consequência da falta da oferta da sua vida para Deus? Se você foi batizado com o Espírito Santo de fato, está satisfeito com o seu serviço para Ele? Se ainda não foi batizado e anda por aí sustentando uma imagem que não te pertence, já não é hora de descer do salto e se humilhar, e buscar? Dê uma boa olhada para si mesmo. O que você vê te agrada? Se a conclusão é negativa, como pensar que esteja agradando a Deus? Antes de tentar se esquivar com as mesmas respostas batidas , como "sempre podemos fazer mais" e etc, questione-se: antes de querer fazer mais, será que estou fazendo pelo menos o mínimo? Meu amado(a), não estou apontando o dedo para quem quer que seja e sou o primeiro a buscar minhas próprias falhas; procuro abrir os olhos de quem precisa para a necessidade de cuidar de si mesmo e de cumprir o mandamento de Jesus: "ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado(...)" (Mateus 28:19,20). A obra que Deus faz DENTRO do crente é para impulsioná-lo para a obra do lado de FORA.
Se há altar, então tem que haver oferta.
Há uma estatística disponível na internet que dá conta que mais de cem mil pessoas morrem no mundo, todos os dias. Para onde as almas delas estão indo? Não sei; só sei que Jesus disse que a maioria dos seres humanos escolhe a porta larga "que conduz à perdição" (Mateus 7:13). O ponto é o seguinte: o que eu e você estamos fazendo para minimizar estas perdas? A exemplo do Mestre, estamos no meio dos doentes que precisam de médico, pagando o preço das provações e das injúrias, ou recolhidos na segurança das nossas casas e escritórios, absorvidos pelos entretenimentos, porque, afinal de contas, "o povo não quer nada com Deus?" Pense sobre isso. Há de chegar o dia em que teremos que acertar as contas com o Senhor da seara. E esse momento só será de pavor para quem for encontrado dormindo quando Ele vier. Você está dormindo? Então acorde enquanto é tempo! Deus conta com a gente! Tem muita coisa para fazer, tem muita gente com quem falar! Meu irmão e minha irmã, as trombetas estão prestes a soar! Onde você estará quando derem o grito à meia-noite?
Muito bom pastor.