Já faz um bom tempo, ouvi uma comparação que o bispo Macedo fez sobre como ler a Bíblia: assim como você saboreia sua comida predileta, aproveitando cada garfada, sem pressa, desfrutando de tudo, assim também deve ser a nossa meditação. Devagar, mastigando cada "pedaço", buscando extrair o máximo daquilo que Deus, tão graciosamente, tem ofertado para nós.
Nos detalhes da Palavra, aprendemos lições que podem salvar a nossa alma. Aqui vamos falar de uma delas
Cristo enviou Seus servos para pregar o evangelho e ordenou que eles tomassem cuidado. Mas não era só com o diabo. Era com os outros homens também. Ele disse: "Acautelai-vos, porém, dos homens;" (Mateus 10:17). Isso mesmo, os discípulos deveriam tomar precauções contra os homens que iriam se opor a eles no caminho, por resistirem à Palavra de Deus. Querido leitor(a) que ama o Senhor Jesus: sua vigilância não deve ser só contra satanás e seus demônios mas também contra seus instrumentos humanos neste mundo! Não se engane nem seja ingênuo. Não são todas as pessoas que estão na igreja que são verdadeiramente convertidas; não são todos os que estão na Obra de Deus que de fato O servem. E não são todos os que te dão tapinhas nas costas que querem o seu bem. Infelizmente muitos dos perigos que ameaçam a jornada cristã estão dentro das igrejas e no meio dos que deveriam conviver como irmãos.
Alertando os gálatas, Deus disse através do apóstolo Paulo: "(...) as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." (Gálatas 5:19-21). A cada dia que o amor de muitos vai se esfriando, a carne vai tomando lugar, almejando derrubar os que estão de pé e impedir o crescimento sadio da Igreja. Neste contexto espiritual, todo cuidado é pouco. Os maus testemunhos são uma das maiores causas da apostasia que vemos nos nossos dias. Vigie contra o diabo e vigie contra os que "vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mateus 7:15)
É preciso tomar cuidado para não arriscar sua salvação!
Lembre-se: a sua salvação está acima de tudo. Não se deixe escandalizar por maus exemplos e muito menos permita que eles moldem suas atitudes. Tome muito cuidado com as pessoas que tem aparência cristã mas cultivam hábitos carnais. Se ainda não recebeu o batismo com o Espírito Santo, busque-o para que você tenha discernimento de não acreditar em "todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (1 João 4:1). Obviamente Deus não quer que a gente ande por aí desconfiando até da nossa sombra. O Espírito Santo nos dá condições de ter bons olhos e ao mesmo tempo vigiar nossa comunhão, identificando a fonte das coisas que vemos e ouvimos. Para preservar nossa fé não tem outra saída: como dizem os antigos, "é um olho no peixe e o outro no gato"!
Comments