Se você tem andado na presença de Deus, certamente já se indignou com muitas coisas que viu e ouviu, dentro e fora das igrejas. Afinal, como ficar passivo diante da frieza que grassa a cada dia? Acredito que, se não todas, a maioria das pessoas que leem este texto já viram situações verdadeiramente revoltantes. Porém, como reagir diante de tudo isso? A Palavra de Deus nos recomenda a fugir dos excessos e buscar o equilíbrio.
Isso me faz lembrar da repreensão que o Senhor Jesus fez a Tiago e a João
Os dois irmãos ficaram com muita raiva de alguns samaritanos que não quiseram receber o Mestre, e disseram: "(...) Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia." (Lucas 9:54-56). Cristo repreendeu Seus discípulos duramente, por causa da intenção deles. Quem é do Espírito Santo quer salvar; quem não é, quer destruir. Este é um alerta para aqueles que querem servir a Deus: não podemos pecar por falta de misericórdia e não podemos desistir da alma de ninguém. Haverá momentos em que nossa vontade humana vai desejar que caia fogo do céu e a tudo consuma; porém devemos olhar como Deus vê e perseverar no propósito de guardar a nossa própria salvação e anunciá-la para o nosso próximo.
Jesus é o nosso exemplo. Mesmo cercado de muitas pessoas interessadas apenas nas bençãos e outras que desejavam Sua morte, cumpriu fielmente Seu chamado: "Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e no seu nome os gentios esperarão." (Mateus 12:20,21). Por toda parte podemos ver as canas quebradas e os morrões que apenas fumegam. Nosso trabalho não é terminar o serviço que o diabo começou. Se alguém não está bem espiritualmente, fora ou dentro da igreja, cabe ao servo de Deus ter a sabedoria e a paciência para mostrar o caminho da salvação. É verdade que não é uma tarefa fácil e que muitas vezes não será bem recebida, em princípio.
O que não tira a sua importância diante do nosso Deus, a Quem prestaremos contas dos nossos atos
Portanto meu amado irmão (ã), seu incômodo com as coisas que não estão alinhadas com a Palavra de Deus é saudável. Ainda que tenha tido uma grande falha em guardar o primeiro amor, o anjo da igreja em Éfeso foi elogiado pelo Senhor, quando Ele disse "(...)não podes sofrer os maus" (Apocalipse 2:2). No entanto, isto não pode ser pretexto para o desequilíbrio de sair por aí julgando e condenando os outros. Nossa guerra é contra satanás e seus demônios, não contra aqueles por quem o Senhor deu Sua vida para salvar. Repito: quem é do Espírito Santo não quer destruir ninguém e sofre, como Deus sofre, quando uma alma se perde. Vamos todos orar pelos nossos inimigos e desejar o bem para quem quer o nosso mal e "(...) assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16). Amém!
Comments