Vivemos em um tempo onde as fake news e as pós-verdades se proliferam como fogo no mato seco. Não sei se você, amigo(a) leitor(a), tem essa mesma sensação: parece que muita gente está perdendo a vergonha de mentir e há até uma turma que meio que se orgulha de viver num "mundo paralelo". Sinto que se a gente não se apegar de fato à Palavra de Deus, colocamos nossa sanidade mental em perigo. Não é tarefa fácil identificar a fonte de muitas coisas que temos visto e ouvido por aí afora.
O Senhor Jesus disse: "Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós." (Mateus 10:20). Nossas palavras podem ser dirigidas por nosso espírito, pelo diabo ou pelo Espírito Santo. Como discernir quem é que está falando com a gente? Em casa, no trabalho, na rua, na igreja? Bem, a Palavra de Deus nos dá pistas preciosíssimas.
Vamos observar algumas com mais atenção
Em João 4.14, o Mestre disse: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." Essa fonte de água envolve todo o comportamento de quem foi cheio do Espírito de Deus, incluindo as palavras. Quem O recebeu transmite vida e paz quando fala com alguém. Não sou capaz de explicar exatamente o que acontece no íntimo de alguém que ouve uma pessoa que está jorrando a água viva. Se você já teve esta experiência, sabe do que eu estou falando.
Também está escrito: "Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3:11). Mais uma vez o Senhor nos revela a diferença entre o que sai de uma fonte boa e o que sai de uma fonte ruim. Nosso paladar dificilmente confundiria um gosto amargo com um doce. Na minha opinião, é um sentido mais bruto, direto. Ou a comida é boa ou ruim. E pronto. Penso que, se nossa audição aprendesse mais com o paladar, nossa vida seria menos complicada e nos enganaríamos menos. Está escrito: "Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida." (Jó 34:3). Pelo menos deveria ser assim. Quando estamos espiritualmente sadios, podemos perceber que as palavras amargas, odiosas e maliciosas vem de uma fonte contaminada pelas coisas desta vida.
Que o Senhor nos dê ouvidos sensíveis para ouvir a Sua voz e rejeitar, imediatamente, a do maligno
Para terminarmos por hoje, no livro de Provérbios 10.20, lemos: "Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor." Não é demais lembrar que o justo é aquele que vive pela fé na Palavra de Deus. Quando ele abre a boca, sai o que está dentro de si, que é a fé pura e verdadeira. Logo, se você vai conversar com alguém e dali só está jorrando dúvida, negatividade, desesperança, fraqueza... atenção! A palavra do justo é prata escolhida, não é reciclagem de ferro velho.
Diante destas coisas, gostaria de lhe propor duas questões: a quem você tem dado ouvidos? Quem fala através de você? As palavras verbalizam pensamentos e podem ter grande influência nas nossas decisões. Busque o Espírito Santo, para que Ele fale através de você; vigie seus ouvidos para que eles não se deixem enganar pelo diabo!
Comments