A passagem que narra o desafio de Elias e os profetas de baal é uma das mais conhecidas de toda a BÃblia. A descida do fogo do céus tem mexido com o imaginário dos crentes e dos incrédulos, ao longo dos séculos. Apesar de toda a atmosfera que cerca estes eventos, cabe uma pergunta que, no meu entender, é essencial: por que Elias fez aquilo? Qual era a vontade de Deus por trás de tudo?
A própria Palavra nos dá a resposta.
Para contextualizar: Israel havia se desviado dos caminhos de Deus e estava idolatrando baal, uma falsa divindade cuja adoração havia sido introduzida pela esposa pagã do rei Acabe, Jezabel. Por terem dado as costas para o Senhor, Deus permitiu que houvesse uma seca terrÃvel, que castigava o povo com uma fome extrema. Após três anos e meio, Deus ordenou que Elias reunisse todo o povo no monte Carmelo, que seria o palco de uma grande manifestação do Seu poder. Duas coisas chamam a atenção neste ponto: primeiro, Elias repreendeu a Acabe e sua famÃlia, dizendo que eles perturbavam a nação por causa da idolatria; segundo, o profeta de Deus censurou os filhos de Israel porque estavam divididos entre seguir baal ou seguir o Deus Vivo. Daà surgiu o desafio: para eliminar a dúvida sobre quem era Deus de verdade. O objetivo era conduzir o povo de volta para o Senhor.
Elias não subiu ao monte para que voltasse a chover. Não foi para trazer prosperidade para o povo. Não foi para "amarrar" baal (aliás, pelo que diz a BÃblia, Elias não dava a mÃnima para o Ãdolo: debochava dele e dos seus profetas). O profeta fez o sacrifÃcio para que houvesse um sinal da parte do Deus de Abraão e o povo então cresse e se voltasse para Ele novamente. O alvo era esse: trazer o povo de volta para Deus. Elias andava na presença do Senhor e sabia que Ele existia e que estava Vivo; no entanto, para que Israel se arrependesse, havia a necessidade de uma manifestação sobrenatural. O objetivo era a conversão. O altar foi para isso. O altar é para isso.
Já no Novo Testamento, lemos em Lucas 1.13-16: "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do EspÃrito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espÃrito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." . João veio no espÃrito e virtude de Elias para quê? Para converter as pessoas para Deus, para despertar no povo boa vontade para obedecer a Jesus! Penso que os cristãos tem esse chamado: revelar Deus para os que ainda não creem, para que se voltem para o Criador de todas as coisas. Não foi o que o Senhor ensinou quando disse:
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16)?
Gostaria de propor a você uma mudança na forma de ver as coisas, para uma mais adequada ao que Deus ensina: não vá ao altar focado em receber bênçãos. O fogo não desceu para a glória de Elias, não foi para atender um capricho do profeta. Foi para exaltar a Deus e atrair Seu povo para Ele. Faça o que tiver que fazer para agradar ao Senhor, para glorificá-Lo. Não há nada que nós possamos fazer para merecer d'Ele o que quer que seja. Ele é a Pessoa principal. Sei que você O serve e sabe da Sua existência e poder. Mas a sua famÃlia tem que saber também. Seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho também. Há um mundo ao seu redor que precisa saber disso. A boa notÃcia é que o mesmo Deus que Se mostrou verdadeiro no monte Carmelo não mudou e quer Se mostrar real mais uma vez. Através do seu caráter, do seu proceder, das suas palavras e atitudes e da mudança da sua vida! Como Ele já levou Elias pra Si, agora Ele quer usar você! Quando for subir no altar, tenha isso em mente: vou apresentar a minha vida ao Senhor, materializada no meu sacrifÃcio, para que através de mim todos vejam que só Ele é que é Deus!
"O que vendo todo o povo, caÃram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" (1 Reis 18:39)