top of page

O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?



Em Mateus, no capítulo 12 e versículo 31, o Senhor Jesus disse: "Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." (Mateus 12:31). Sem dúvidas é uma passagem muito forte, porque afinal o Deus que é misericordioso está dizendo que não vai perdoar um determinado pecado, que é blasfemar contra o Espírito Santo. Não me recordo de ler algum outro trecho na Bíblia em que vemos uma negação divina tão assertiva sobre a possibilidade de perdoar. No início da minha caminhada com Jesus tinha muito medo de cometer este erro e assim ficar afastado de Deus. Duas coisas me ajudaram bastante a superar esse temor e gostaria de dividi-las com você.

Antes de citá-las em mais detalhes, cabe um breve comentário: por que Deus não perdoa esta blasfêmia?

A resposta está neste versículo: "porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16:7,8). A Pessoa que opera o convencimento do pecado e o arrependimento em nós é o Espírito Santo. Sem Ele, não há como o ser humano reconhecer seus erros. Se Ele se afastar e não mais agir em nossas vidas, quem nos conscientizará do nosso pecado? E se não tivermos consciência do nosso erro, como nos arrependeremos? E sem arrependimento, como haverá perdão? Se eu pecasse contra o Espírito e Ele se afastasse de mim, sendo o Único capaz de me convencer que eu errei, onde eu encontraria arrependimento? Logo, a presença d'Ele é essencial para que a nossa comunhão com Deus permaneça pura. Está com dúvidas se você pecou contra o Espírito ou não? O que vou citar agora me ajudou e penso que pode te ajudar também.


A primeira é entender o significado da palavra blasfêmia. Nestas horas o dicionário é um bom companheiro. Segundo a definição do Priberam (https://dicionario.priberam.org/) é: "Dito ímpio ou insultante contra o que se considera como sagrado". Pense: quando foi que você ofendeu o Espírito Santo, de forma proposital e consciente? Quem teme a Deus de verdade sente até um frio na espinha quando imagina nisso. Acredito que nunca tenha agido assim, não é? Está aí o primeiro ponto para repreender os maus pensamentos que satanás envia para a sua mente.


A outra coisa foi o que ouvi de certo pregador uma vez: se uma pessoa acha que pecou contra o Espírito Santo, isso já mostra que ela não pecou. Sim, isso mesmo. Quem pensa assim, cheio de temor para não desagradar a Deus, querendo logo se livrar deste possível pecado e reatar sua comunhão, só faz isso por causa da ação do Espírito de Deus. Se tivesse acontecido a blasfêmia, Ele não agiria operando o desejo de estar mais perto do Senhor.

O pecado contra o Espírito produz uma frieza que é difícil de imaginar e que não permite que se encontre lugar de arrependimento.

Tendo estas coisas em mente, reaja aos pensamentos malignos. Se você não pecou, por que continuar agindo como se fosse culpado? Conserve sua comunhão com Deus, sempre reconhecendo sua pequenez e dependência d'Ele. Guarde a Sua Palavra em seu coração e seja diligente em segui-Lo. Assim, a sua alma habitará segura debaixo da proteção de Suas santas mãos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Obrigado por enviar!

bottom of page