top of page

O que o trigo tem que fazer enquanto fica no meio do joio?



Atente para a parábola do joio e do trigo. É um exemplo claríssimo do que falamos anteriormente, sobre a riqueza que o Senhor Deus nos deixou. Caso queira conferir em sua Bíblia, está escrito em Mateus 13.24-30 e depois nos versículos 36-43: "Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros:

Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.(...)

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Nosso Mestre conta a parábola e depois a explica em detalhes. Nela, a semente já não representa mais a Palavra de Deus mas sim os filhos do reino; o joio são os filhos do diabo, semeados entre os salvos neste mundo, que é representado pelo campo. Diante destes fatos, o Senhor colocou dois pensamentos em minha mente: já que os que desprezam a salvação permanecerão no meio dos que aceitaram Jesus até o fim dos tempos ( que é a ceifa), o que fazer até lá? E mais: como identificar o joio espalhado no meio do trigo? Encontramos as respostas nas próprias palavras do Senhor Jesus.


No início do evangelho de João está escrito assim: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1:11-13). Quando uma pessoa que não conhece o Senhor ouve a Palavra e crê, recebendo-a na boa terra do seu coração, recebe também o poder de se tornar um filho de Deus. O apóstolo Paulo, usado pelo Espírito Santo, disse: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." (Gálatas 4:4-7). Penso que, na condição de filhos, temos o dever de propagar a Palavra que nos transformou. Acredito que o "joio" que ouve o "trigo" viver e pregar o que Deus ensinou, pode se converter de filho do diabo para filho de Deus.

Logo, enquanto não vem o tempo do fim, vamos testemunhar sobre o Senhor Jesus, para encher mais os celeiros de Deus!

Por outro lado, faz-se necessário vigiar porque, uma vez que estaremos sempre cercados pelo joio, seremos o tempo todo atacados pelas coisas deste mundo. Aconselhando esta prudência, o Espírito disse por meio de Davi: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1). Podemos identificar quem é joio por duas características bem marcantes: tem comportamento que escandaliza e pratica a iniquidade. O escândalo se dá quando algo definido como bom costume é contrariado. No nosso caso de cristãos, tudo aquilo que afronta a Palavra de Deus. Sendo assim, todos os que praticam o que a Bíblia desaprova, dão lugar ao escândalo. A iniquidade, por sua vez, é o que se opõe à justiça. É toda prática maldosa que contraria a lei, que é a Palavra do nosso Senhor. Portanto, se alguém comete maldade, fugindo assim da lei de Deus, comete iniquidade. Enquanto aguardamos o momento da colheita, vamos continuar fazendo a Obra como os que construíam o muro de Jerusalém no tempo de Neemias: "E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam (...)" (Neemias 4:18).


Meu amado(a), há de chegar o tempo em que nosso Senhor virá buscar os Seus, para habitarem com Ele por toda a eternidade; aqueles que O negaram, terão seu destino no lago de fogo e enxofre que arderá para sempre. Cada um precisa fazer a sua própria escolha hoje. Nesse mundo passaremos por tribulações, sofreremos perdas, teremos que suportar muitos momentos difíceis. Mas absolutamente tudo valerá a pena para, no final de tudo, encontrar-se com o Salvador. Faça a escolha certa e alimente esta esperança em seu coração!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Feliz Ano Novo?

Obrigado por enviar!

bottom of page