"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." (Mateus 12:35). Vimos que as nossas palavras e atitudes refletem aquilo que está dentro de nós. Ainda que alguém tente disfarçar a sua real natureza, cedo ou tarde tudo será revelado e o que é joio será lançado no fogo para ser queimado. Por isso, Deus faz um apelo à sinceridade como meio de chegar ao arrependimento e, por conseguinte, à salvação.
No versículo que inicia este texto, o Senhor me mostrou algo muito importante que gostaria de dividir com você.
O homem bom tem um bom tesouro e tira coisas dele. O mau, idem, com o mau tesouro. Qual a novidade aqui? O tesouro. Pense no significado desta palavra. Ela faz referência a algo que é precioso, sobre um lugar onde se guardam coisas de valor. Se o que dizemos e fazemos sai do tesouro do nosso coração, por sua vez este tesouro é formado pelo acúmulo das coisas que nós consideramos importantes e valiosas. É isto que nós guardamos no coração.
O que traz a questão seguinte: o que você considera precioso? Do que você tem enchido o seu coração? Do que o seu tesouro é constituído? Para muita gente hoje, o que importa é o sucesso material. Logo, buscam se preencher com o acúmulo de bens, saciando a vaidade com o que "o mundo tem de melhor". Outros buscam reconhecimento, quer seja no mundo real ou mesmo no virtual. Ignorando os princípios mais importantes da Palavra de Deus, vão enganando e se deixando enganar, porque "o que vale mesmo é se dar bem". Outros ainda buscam uma paz rasa, consumindo tudo o que é tipo de entretenimento, dos mais triviais aos mais bizarros, ignorando a realidade que insiste em bater na porta todos os dias.
E assim cada um vai se enchendo do que dá valor, acumulando tesouros no íntimo que voltarão em forma de palavras e ações que pavimentam, tenaz e silenciosamente, sua estrada rumo à perdição.
Meu amado(a) irmão, considere as coisas que você valoriza. Quem deseja agradar a Deus, tem que se encher do que é bom. Como ensinou o Espírito Santo, através do apóstolo Paulo: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8). Pense no que vai te edificar. Tenha um filtro mental para impedir que as coisas malignas sujem a sua alma. Fuja da aparência do mal. Seja sensato(a) e equilibrado(a). Considere que nem tudo que vem embalado em uma capa cristã é, de fato, cristão. Preserve a sua alma. Entre tudo e todos neste mundo que disputam a nossa atenção (e até mesmo a nossa adoração) jamais se permita deixar de seguir ao único Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Em tempo: você já conhece o nosso podcast? Basta clicar no link abaixo para ouvir algumas das mensagens, sobre vários temas, que temos pregado nas nossas andanças fazendo a Obra de Deus.
留言