Tenho comigo um firme pensamento de que a nossa fé precisa ser prática. No convívio diário na igreja percebemos que essa é uma grande deficiência das pessoas em geral e a causa de muitas frustrações. Por exemplo, como alguém pode desejar ter um coração limpo se ao mesmo tempo se nega a perdoar quem lhe ofendeu? Como receber o Espírito Santo sem uma vontade genuína de servir ao Senhor Jesus anunciando a Sua Palavra? Como alcançar um milagre sem obedecer a direção divina? São perguntas que têm respostas óbvias. No entanto, nem todas as pessoas enxergam assim e um número ainda menor se dispõe a fazer o que é preciso para alcançar seu objetivo. A consequência inevitável é uma série de pessoas que até conhecem a Palavra mas vivem terceirizando a sua responsabilidade e culpando os outros pelos seus sofrimentos, esquecendo-se de que a fé é aperfeiçoada pelo que fazemos, como ensinou Tiago, dando o exemplo de Abraão: "a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada." (Tiago 2:22).
A fé de verdade é prática: quem não faz o que Deus fala, no fundo, é porque não crê
Falo isso porque o Senhor diz que Seus servos são amados por Ele. Além de terem sido escolhidos, são amados. O próprio Jesus nos dá os contornos desse relacionamento: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21). Ser amado pelo Senhor é uma resposta d'Ele ao nosso amor, que é provado na obediência aos Seus mandamentos. Assim como a fé é demonstrada nas obras, assim também nosso amor para com Deus. É algo que transcende os sentimentos e que é fruto de um caráter transformado, disposto a sacrificar a sua própria vontade em benefício de Deus e do próximo. Quem ama o Senhor cuida da sua própria alma; busca dar testemunho para o outro; não mede esforços para falar de Jesus; não está apegado com as coisas desta vida; não busca glória para si. Amar a Deus significa andar nos Seus passos, suportando todas as consequências que esta decisão traz.
Amar a Deus é carregar a cruz
Ser contado pelo Mestre para ser um pescador de almas nos torna pessoas completas e amadas de verdade. O amor de Deus nos faz completos. Acredito sinceramente que o Senhor está te chamando. O fato de estar lendo estas linhas é um sinal disto. Talvez você não teve amor de pai nem de mãe; esteja sofrendo em um relacionamento conturbado, com a indiferença e o abandono; quem sabe foi desprezado até pela família. Se você servir a Deus, nenhuma destas coisas vai te machucar mais: o amor que Ele dá aos Seus servos cobre todos os vazios e cura todas as feridas. Meu irmão, minha irmã: o sentido da vida é dar. Se você se entregar por Jesus, Ele vai te sarar e fazer de você uma fonte de águas vivas a jorrar para a eternidade!
Comments