"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á." (Mateus 10:39). No último post falamos que a cruz significa missão. Diferentemente das missões dos soldados desse mundo, que tem início, meio e fim, a chamada do Senhor Jesus tem seu começo mas se prolonga por toda a eternidade.
Todos aqueles que ouvem a Sua voz devem se preparar para fazer d'Ele o centro de suas vidas.
Quando achamos a nossa vida? Penso que é quando traçamos os nossos próprios caminhos e vivemos em busca dos nossos próprios sonhos, sem considerar a vontade de Deus. Há muita gente nesse mundo "achando" a própria vida por aí: realizando-se profissionalmente, ganhando muito dinheiro, alcançando fama e status social, reconhecimento na internet e tudo o mais. "Achar a vida" tem a ver com aproveitar o tempo neste mundo correndo atrás dos objetivos pessoais, satisfazendo o coração. Quem viver assim, ainda que alcance relativo sucesso no mundo, vai perder a vida eterna e será atormentado para sempre. Como o bispo Macedo disse em certa ocasião, não faz sentido não ter tempo para Deus aqui na terra e querer viver com Ele por toda a eternidade. Obviamente não é fácil decidir abrir mão dos anseios particulares; no entanto, a força do chamado é muito grande e quem é sábio a segue. Eu mesmo não desejava servir a Deus como faço hoje. Queria ser oficial da Aeronáutica, ter algum trabalho relacionado com a área de projetos e uma vida, por assim dizer, normal: casa, filhos, estabilidade etc. Mas não podia continuar "achando a minha vida", não depois de Jesus ter falado comigo. Conto sobre esta experiência aqui: Como foi o meu chamado (willerfelix.com.br)
Por outro lado, aquele que "perde a sua vida" na verdade é o que ganha! Perder a vida, na minha maneira de compreender, está relacionado a sacrificar seus objetivos pessoais para cumprir a vontade de Deus. Penso que o termo é exatamente este: sacrificar. Quem perde a vida nega os convites deste mundo; renuncia os desejos da carne; diz "não" para tudo aquilo que contraria a Palavra de Deus, ainda que doa muito. Observo que não são todos os que estão dispostos a viver assim e que esta falta de entrega é uma das razões principais pela qual muita gente tem saído da presença de Deus, dentro ou fora das igrejas. "Perder" mexe conosco. Dar as costas para nossas vontades, abrir mão de certas amizades, de frequentar certos lugares (reais ou virtuais), terminar relacionamentos, dói. Encarar a realidade de que temos que "cortar na carne" para agradar a Deus dói. No entanto, não há outro caminho para andar com Jesus. Quem almeja o reino dos céus não pode ficar preso no reino deste mundo. Talvez você pense que se entregar a Deus a sua vida desta forma, só terá tristezas e frustrações. Quem sabe você pense que vai se arrepender depois. Por experiência própria, posso te dizer que a vida só tem sentido se for para servir a Deus. Somente a Ele. O que vai fazer de você uma pessoa completa e feliz é amá-Lo sobre todas as coisas e amar o seu próximo como a si mesmo.
Dessas coisas você nunca vai se arrepender.
E sobre a sua vida? Está "ganhando" pra perder ou "perdendo" pra ganhar? A decisão não é do seu pai, mãe, esposa, marido, não; é só sua. O profeta Isaías, usado pelo Espírito Santo disse: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6). Ainda estamos tendo oportunidade. Ainda não é tarde demais. Se você tem feito tantas coisas, buscado tantos caminhos para ser feliz e se encontra agora triste, sem rumo, perdido, com um vazio que nada pode preencher: assim que terminar de ler estas linhas mal escritas, procure um lugar onde possa ficar a sós. Ore a Deus abrindo mão de toda a sua vida, planos futuros, desejos, tudo; peça a Ele para fazer o que Ele quer e para que te dirija sobre o que você deve fazer. Aguarde na fé a resposta. Ela virá. Seja corajoso(a) para obedecer e a sua vida começará a mudar, literalmente, para sempre.
Comments