Você sabe o que são víboras? Segundo o site "Segredos do mundo", elas "são serpentes do tipo venenosas com grande habilidade de dar o bote. Sendo assim extremamente perigosas." (https://segredosdomundo.r7.com/vibora/). É a este tipo de animal que o Senhor Jesus compara os fariseus que se fingiam de árvore boas, sendo maus. A hipocrisia deles os tornava extremamente perigosos, sempre prontos para inocular o veneno da dúvida e de toda sorte de maldade, que ainda hoje leva suas vítimas a uma morte que pode ser rápida e violenta e tantas outras vezes lenta e dolorosa.
O Senhor Jesus compara as pessoas hipócritas a serpentes venenosas
Pelo lado natural, a não ser que você viva em alguma área próxima do habitat destes animais peçonhentos, não tem muito com que se preocupar com o risco de ser mordido por uma delas. Já pelo lado espiritual... todo cuidado é pouco! Qualquer lugar é propício para que uma víbora se esconda, apenas esperando a passagem de um incauto para dar um bote certeiro! Falar desta forma pode parecer algo muito radical mas, sinceramente, penso que não. O que buscamos guardar é a salvação da nossa alma; e não há bem mais precioso do que ela. O próprio Cristo disse: "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" (Marcos 8:36). A medida do cuidado deve acompanhar a medida do valor do que se quer proteger, concorda?
Sendo assim, acredito que devemos andar com vigilância. E o Senhor Deus, em Sua infinita misericórdia, nos dá um caminho importante para evitar as cobras venenosas: observar as suas palavras. Vejamos: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Mateus 12:34). Os fariseus de ontem e de hoje não são boas pessoas. Eles falam o que é bom, mas o interior é mau. E, obrigatoriamente, a boca fala do que está cheio o coração, porque Deus assim disse. Logo, em algum momento, os cristãos fictícios acabam se revelando e como peixes, acabam "morrendo pela boca". Cedo ou tarde, alguma coisa que comprometerá seu caráter vai sair pelos seus lábios. Pelo dom concedido pelo Espírito Santo, de discernimento de espíritos, os que sinceramente buscam a Deus saberão de onde vem o veneno e como evitá-lo.
Os próprios fariseus se entregaram muitas vezes. Cito aqui duas, aqui: "Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios." (Lucas 11:15) e aqui: "E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, (...)" (Mateus 22:35), evidentemente com uma má intenção. Toda a sua aparente dedicação às coisas espirituais era fachada. Lembre-se: árvore ruim não produz bom fruto, não sinceramente.
As palavras serão aliadas para saber diferenciar o que vai te fazer bem do que vai te fazer mal.
Li há algum tempo atrás sobre um dos métodos utilizados, se não me engano, nos Estados Unidos, para identificar documentos falsos. Dizia que os agentes se focavam apenas em memorizar os detalhes do que era verdadeiro de tal forma que, ao se depararem com o falso, a diferença seria vista claramente. Creio que na nossa vida espiritual este conceito também pode ser aplicado. Cerque-se do que é verdadeiro, alimente-se do que é verdadeiro, pense no que é verdadeiro. Assim, o que é falso não passará despercebido. Cuidado com as víboras que andam soltas por aí!
Comments