top of page

De quem é o fardo que você está carregando?



A caminhada cristã não está isenta de percalços. Seremos criticados pela família, provocados no trabalho, tentados, sofreremos o bombardeio das dúvidas e dos maus pensamentos entre muitas outras coisas que surgirão em nossa trajetória rumo ao Céu. Na nossa experiência já vimos, infelizmente, muita gente ceder e cair na fé pelos motivos citados acima.

E ainda há um outro, igualmente perigoso: sentir-se sobrecarregado fazendo a Obra de Deus.

O Senhor Jesus disse: "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:30). Para dar um melhor entendimento do que significa "jugo" nesta passagem: o profeta Jeremias, usado por Deus, anunciou um período em que o povo de Israel estaria debaixo do jugo do rei da Babilônia, ou seja, debaixo da autoridade daquele homem. Quando Cristo nos fala de tomar seu jugo está dizendo para que a gente se submeta à Sua autoridade. Mas os que de fato fazem a Obra de Deus já tomaram essa atitude, certo? Agora vem uma parte importantíssima: diferentemente dos tiranos do passado, que na sua maioria esmagavam seus subordinados, o Senhor Jesus submete os Seus servos a um jugo suave e o peso do fardo é leve. Quer dizer, é impossível estar servindo a Jesus e ao mesmo tempo estar espiritualmente abatido e oprimido, sentindo-se cansado e sobrecarregado na alma. O que nos leva a questionarmos a nós mesmos: quando nos sentimos assim em pleno serviço, estamos de fato servindo a Ele? O fardo que carregamos é o d'Ele? O jugo ao qual nos submetemos é d'Ele?


Muitos estão amargando os seus dias nas igrejas porque deixaram de se submeter à autoridade de Jesus e passaram a servir a outros senhores. Nos dias de hoje, com os apelos da mídia, muitos se tornaram escravos das redes sociais; há os que ainda não venceram o anseio por reconhecimento e continuam tentando agradar outros em posição de liderança para, quem sabe, galgar algum benefício; ainda existem aqueles que, movidos por algum tipo orgulho pessoal, sentem a necessidade de se mostrarem capazes e vivem dia e noite buscando atender as expectativas alheias. E há muitos outros exemplos mas o X da questão é o mesmo:

Alguém só fica mal fazendo a Obra de Deus quando deixa de fazê-la para Deus.

Se você tem andado com Cristo ao longo dos anos e está cheio de conflitos e sentindo dores na sua alma, cabe refletir de quem é o fardo que você está carregando. Servir a Jesus de fato traz uma paz e alegria indizíveis. Quem já teve a experiência de ver Deus agir usando sua humilde vida pode dar testemunho do que eu estou falando. Certa vez atendi uma pessoa que queria se matar. No outro dia, ela veio à igreja toda feliz e me agradecer pela ajuda recebida. Não recebi os agradecimentos, que devem ser todos para Deus; no entanto, fiquei muito feliz, mesmo. Fazer o que Deus mandou só nos traz felicidade, apesar de todas as lutas da vida. Como disse o apóstolo Paulo, movido pelo Espírito: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas." (2 Coríntios 4:17,18). Lance fora os outros fardos, tome o jugo de Jesus e sirva a Deus com paz na sua alma!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Obrigado por enviar!

bottom of page