top of page

Cuidado com a boca!

Atualizado: 24 de out. de 2022



Em 2007, o psicólogo James Pennebaker, da Universidade do Texas, publicou uma pesquisa na revista Science que constatava que nós falamos em média dezesseis mil palavras por dia. Uma quantidade considerável, não é? Mais detalhes no link a seguir: (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131117_mulheres_falam_mais_homens_lgb). Outra coisa: por mais que seja uma ideia muito disseminada e tida por verdadeira, as mulheres não falam mais dos que os homens (olha um mito caindo por terra)! E por qual motivo estes dados sobre as palavras são importantes para nós? Por causa do que disse o Senhor Jesus:

"Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo." (Mateus 12:36).

Ocioso quer dizer, entre outras coisas, aquilo que que não dá resultados positivos; que é improdutivo, improfícuo ou estéril. É o que não faz falta; supérfluo, desnecessário e inútil. Palavras ociosas são, em resumo, aquela conversa fiada que faz mal. Se a nossa boca destila o veneno da malícia, se propaga a maldade, se é apenas uma arma de uso maligno para acusar, mentir, condenar, infamar e destruir, qual será a nossa posição diante de Deus? Ele ouve e vê tudo (inclusive quem usa Libras hein!), em todos os lugares. Certamente o Todo-Poderoso não se agrada destas coisas. Nossos lábios devem espalhar a virtude e dar testemunho de Jesus. Daí a extrema necessidade de cuidarmos do nosso interior, porque a nossa boca do que há dentro do nosso coração. Coração doente, palavras doentes e de morte. Coração saudável, palavras de vida e de paz.


Diante disso, não são poucas as pessoas que tentam vigiar o que falam vinte e quatro horas por dia, cheias de receio para não falarem nenhuma bobagem. Posso até imaginar o estado de nervosismo e tensão no qual elas vivem. E, como é de se esperar, a sua frustração quando já não aguentam mais se segurar e acabam explodindo, sofrendo em seguida com a culpa e o desânimo por não conseguirem mudar de comportamento. O que gostaria de frisar é que as verdadeiras transformações começam no nosso interior. Será inútil "olhar a boca" se o coração não for regenerado por Deus. Lembre-se: a boca fala do que está cheio o coração.

Quem quer agir diferente do lado de fora precisa investir do lado de dentro.

Meu amado e minha amada, o Senhor Jesus não nos chamou para nos condenar. Por meio do Seu servo, nos revela que "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1 Timóteo 2:4). Ele quer que O imitemos, quando diz: "Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade. Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade." (Provérbios 8:6,7). Portanto, cuide do seu coração, entregando-o todo para Deus. Assim, suas palavras servirão como testemunhos para o seu bem no dia do juízo das nossas almas. Cristo disse: "Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." (Mateus 12:37). Cada um dará contas de si mesmo perante o Senhor. Olhe primeiro o seu interior e, como nossas mães diziam, "olha a boca menino! Olha a boca menina!"


Em tempo: você já conhece o nosso podcast? Basta clicar no link abaixo para ouvir algumas das mensagens, sobre vários temas, que temos pregado nas nossas andanças fazendo a Obra de Deus.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Obrigado por enviar!

bottom of page