Quando era criança, me lembro de ouvir minha mãe reclamando de alguma coisa falando que aquilo era uma "cruz". Acho que todo mundo já ouviu isso. Em geral, aprendemos a associar o significado de cruz com problemas e sofrimentos. Quantas esposas dizem que seus maridos são "a cruz que elas têm que carregar"? Graças a Deus, que nos ensina a verdade.
Depois que conheci Jesus, descobri que a cruz tem muito mais a ver com missão do que com as lutas do nosso dia a dia
Quando o Mestre diz "(...) quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." (Mateus 10:38), entendo: "quem não assume sua responsabilidade de cristão (com todas as coisas que o exercício dela implica) e não segue Sua direção (andando no mesmo caminho pelo qual Ele andou) não O merece. Gostaria de explicar um pouco melhor este meu entendimento.
A cruz era missão do Senhor Jesus. Desde quando veio ao mundo, Seu foco estava em cumprir o desígnio do Pai ao enviá-Lo ao para cá: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). O Mestre ensinou, curou, libertou mas sabia que Sua meta neste mundo era vencer na cruz. Sua missão era pagar o preço pela salvação das nossas almas, cumprindo assim a vontade do Pai. Quando Ele nos diz para tomar a nossa cruz, está nos dizendo para negar a nossa vontade e obedecer o Seu chamado. A nossa missão, a nossa cruz, é fazer o que está escrito na Palavra de Deus, para a glória d'Ele através das nossas vidas. Quando você renuncia ao pecado, está levando a cruz; quando ora pelos que te fazem mal, está levando a cruz; quando ajuda os que precisam, está levando a cruz; quando separa tempo para sua comunhão com Deus, está levando a cruz.
Obedecer o Evangelho é carregar a cruz
Obviamente, abraçar a cruz traz a sua carga de dor e aflição. O Senhor Jesus não estava sentindo alívio e satisfação ao ser pregado na cruz; pelo contrário, antes dos momentos de maior sofrimento, chegou a orar ao Pai pedindo: "Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres." (Marcos 14:36). Assim como Ele venceu, pela fé n'Ele nós também vamos vencer. Claro que não é agradável passar por angústias. Nestas horas, lembremos do que o Espírito Santo disse através do apóstolo Paulo: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas." (2 Coríntios 4:17,18). Você crê?
Além de carregar a própria cruz, é necessário seguir Jesus com ela. Tema para o próximo post. Fique firme!
P.S.: enquanto estava escrevendo o título, me lembrei de um hino antigo que diz "Isto é que é vida/ Vida com Jesus/ Isto é que é vida/ Carregando a cruz". Não sei o nome dos autores mas o link para a versão do tecladista André Etzberger está aqui: https://youtu.be/h7p7wuspXTI. Linda. Vamos em frente, sempre carregando a cruz!
Comments