top of page

Carregando a própria cruz



Quando era criança, me lembro de ouvir minha mãe reclamando de alguma coisa falando que aquilo era uma "cruz". Acho que todo mundo já ouviu isso. Em geral, aprendemos a associar o significado de cruz com problemas e sofrimentos. Quantas esposas dizem que seus maridos são "a cruz que elas têm que carregar"? Graças a Deus, que nos ensina a verdade.

Depois que conheci Jesus, descobri que a cruz tem muito mais a ver com missão do que com as lutas do nosso dia a dia

Quando o Mestre diz "(...) quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." (Mateus 10:38), entendo: "quem não assume sua responsabilidade de cristão (com todas as coisas que o exercício dela implica) e não segue Sua direção (andando no mesmo caminho pelo qual Ele andou) não O merece. Gostaria de explicar um pouco melhor este meu entendimento.

A cruz era missão do Senhor Jesus. Desde quando veio ao mundo, Seu foco estava em cumprir o desígnio do Pai ao enviá-Lo ao para cá: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). O Mestre ensinou, curou, libertou mas sabia que Sua meta neste mundo era vencer na cruz. Sua missão era pagar o preço pela salvação das nossas almas, cumprindo assim a vontade do Pai. Quando Ele nos diz para tomar a nossa cruz, está nos dizendo para negar a nossa vontade e obedecer o Seu chamado. A nossa missão, a nossa cruz, é fazer o que está escrito na Palavra de Deus, para a glória d'Ele através das nossas vidas. Quando você renuncia ao pecado, está levando a cruz; quando ora pelos que te fazem mal, está levando a cruz; quando ajuda os que precisam, está levando a cruz; quando separa tempo para sua comunhão com Deus, está levando a cruz.

Obedecer o Evangelho é carregar a cruz

Obviamente, abraçar a cruz traz a sua carga de dor e aflição. O Senhor Jesus não estava sentindo alívio e satisfação ao ser pregado na cruz; pelo contrário, antes dos momentos de maior sofrimento, chegou a orar ao Pai pedindo: "Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres." (Marcos 14:36). Assim como Ele venceu, pela fé n'Ele nós também vamos vencer. Claro que não é agradável passar por angústias. Nestas horas, lembremos do que o Espírito Santo disse através do apóstolo Paulo: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas." (2 Coríntios 4:17,18). Você crê?


Além de carregar a própria cruz, é necessário seguir Jesus com ela. Tema para o próximo post. Fique firme!


P.S.: enquanto estava escrevendo o título, me lembrei de um hino antigo que diz "Isto é que é vida/ Vida com Jesus/ Isto é que é vida/ Carregando a cruz". Não sei o nome dos autores mas o link para a versão do tecladista André Etzberger está aqui: https://youtu.be/h7p7wuspXTI. Linda. Vamos em frente, sempre carregando a cruz!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Obrigado por enviar!

bottom of page