Ainda bem que eu avisei sobre a questão da minha frequência no último post, não é? Nossa vida como pastor pode mudar de direção a qualquer momento, como o vento. Foi o que aconteceu nestes dias, com a graça de Deus. Por agora, readaptando as rotinas, podemos continuar a escrever por aqui. Então, vamos lá? Gostaria de voltar o pensamento sobre os servos, dos quais falávamos anteriormente. Um ponto importante a ser destacado, antes mesmo de entrar nos detalhes das características dos que servem a Deus, é que eles são ESCOLHIDOS pelo Senhor.
Nossa grande honra já começa daí.
Em Isaías 41.9 podemos ler: "Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei." (Isaías 41:9). Esta referência a Israel pode ser estendida a todos os que tem Deus por Senhor de suas vidas. O servo do Altíssimo não é um qualquer; foi chamado de entre muitas outras pessoas, em todo o mundo. Em Sua onisciência, o Mestre já conhecia os que O serviriam no futuro: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1:5). Desejo sinceramente que você vá compreendendo a grandeza do chamado do servo. Ele nos escolheu antes sequer de a gente se entender como ser humano! E sem nós termos feito nada para merecer tamanha consideração! Como disse o apóstolo Paulo: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,(...)" (Gálatas 1:15). Não tínhamos nada de especial. Alguns de nós éramos pessoas tóxicas para a sociedade, outros apenas como mais um na multidão dos perdidos, correndo atrás dos prazeres desta vida; no entanto, já estávamos inseridos em um grande plano que o Criador tem para este mundo. Lembra-se de ter pensado nisso naquela época? Eu não, de jeito nenhum!
Acredito que se nós observarmos bem o nosso testemunho, vamos ver o cumprimento daquela Palavra: "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" (1 Coríntios 1:27). É ou não é? Estou rindo sozinho aqui agora. Pegue uma foto sua lá do início, se tiver, e dá uma olhada. Lembre-se dos lugares que frequentava, de como era o seu palavreado, das suas companhias. E as letras das músicas que você gostava de ouvir? Recorde-se das noite mal dormidas, das bebidas, dos remédios; dos relacionamentos frustrados, das brigas, dos xingamentos. Da depressão , da vontade de morrer. Alguém nos escolheria para alguma coisa? Ainda mais para uma obra tão especial quanto a da salvação? Pois é, também acho que não. Mas graças a Deus que Ele não pensa assim! O Senhor não procura quem tem a melhor aparência, o maior grau de escolaridade, quem é considerado mais capaz. Os homens podem procurar estas coisas, afinal não veem como Deus vê. Aliás, este é um dos motivos pelos quais muitos vivem se decepcionando com suas escolhas, mas isto é assunto para depois, se Deus permitir. Fato é que o Mestre busca os humildes, os que se entregam por inteiro, os que dão o melhor no pouco, os que foram desacreditados e até mesmo escondidos. Pensou em Davi? Está escrito sobre ele: "Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel." (2 Samuel 7:8). O mesmo Senhor que chamou a Davi também chamou você.
Isso não é maravilhoso?
Aproveitando todas estas coisas, queria dizer a você, servo(a) de Deus: você é uma pessoa muito especial para Ele, e tem muito valor. Não importa como o mundo te trata, se "até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos." (1 Coríntios 4:13), se tem encontrado o desprezo e a humilhação até mesmo entre os seus irmãos, como aconteceu com outro servo de Deus, José. O Senhor te chamou, e ninguém pode te tomar esta glória. Assuma o seu chamado. Busque servir ao Altíssimo com toda a sua alma, força e entendimento. Aplique o seu coração em dar de tudo de si por Ele. Esqueça a ambição de ser o melhor: as pessoas que conheci que buscam isso são as mais chatas, egocêntricas e insuportáveis com as quais tive o desgosto de conviver. Busque fazer o melhor, para Deus. É um fardo leve e suave, que você terá prazer de carregar. Levante a sua cabeça, meu conservo: "O Mestre está cá, e chama-te." (João 11:28)!
Comments