Você já parou para pensar na Trindade? A maioria de nós já teve contato com este conceito, ainda que talvez de forma inconsciente, desde a infância. Lembra do "sinal da cruz"? Em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, com o indicador tocando primeiro a testa, depois o esterno e em seguida os dois ombros.
Infelizmente o que muitos sabem sobre este assunto vai pouco além desta prática religiosa apesar de ser um tema extremamente importante para a nossa fé
Deus é Pai, Filho e Espírito Santo mas isso não quer dizer que existem três deuses. A Bíblia expressa claramente que "(...)para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1 Coríntios 8:6). Compreender a Trindade é algo que se eleva bem acima da nossa capacidade humana. Apesar disso, explicações como a que vem a seguir nos dão uma descrição objetiva que nos aproxima da realidade do Ser do nosso Deus: "Cristãos afirmam que Deus é um, por isso o cristianismo é monoteísta, mas, na natureza una de Deus há uma tríplice relação pessoal entre Pai, Filho e Espírito Santo.(...) Não são três deuses, como dizia o patriarca Atanásio, mas um único Deus que se revela nitidamente de maneira tripessoal. Deus não se torna trino; ele é eternamente trino." Na cena do batismo do Senhor Jesus, podemos ver com os olhos da fé a manifestação da Trindade na terra: "E, logo que saiu da água (Jesus, o Filho), viu os céus abertos, e o Espírito (Santo), que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus (vinda do Pai), que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo." (Marcos 1:10,11).
Por que falar sobre isso? Porque este Deus Vivo e Santo busca desde a queda do homem se manifestar a ele e reatar a aliança que foi quebrada. Por todos os meios possíveis, o Senhor busca recuperar a alma daqueles que estão perdidos. Lemos em Hebreus 1.1: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,(...)" e em 2 Coríntios 13:14: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém." Deus quer se relacionar conosco de maneira plena.
Sendo assim, como podemos conhecer o Pai? Como chegaremos ao Filho? Onde encontrar o Espírito Santo?
Cristo disse: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer;(...)" (João 6:44). Tudo começa com a ação do Pai, que segundo a Sua vontade, que é que "todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:4 ) nos conduz ao Seu Filho. Quando então temos contato com o Evangelho, com a Palavra de Deus, que se fez carne em Jesus, o Espírito Santo opera no nosso interior, como fez com a multidão após um discurso de Pedro registrado em Atos: "ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?" (Atos 2:37). Neste instante somos colocados na encruzilhada entre o caminho largo e o estreito, entre o Céu e o inferno. Como está escrito: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas,(...)" (Deuteronômio 30:19). O destaque é meu. O Espírito insta com a gente: escolhe a vida. Os que têm ouvidos e ouvem, naquele mesmo instante tem uma experiência real com o Filho e podem então dizer que conheceram Jesus! A partir de então, toda a vida passa por uma completa transformação, de dentro para fora. Querendo conhecer o Pai, o apóstolo Filipe pediu: "Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta." O Senhor então respondeu: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14:8,9). Pelas mãos do Pai, na ação do Espírito Santo, o ser humano pode receber através da fé a salvação que o Filho conquistou pelo sacrifício no madeiro.
Em Mateus 11.27, está escrito: "e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Mateus 11:27). Saiba que Deus quer se revelar para você. Ele quer que você comece a desfrutar hoje uma amostra do que será a vida plena dos salvos com Ele na eternidade. Neste momento, agora. E do que o Senhor precisa? Que você se entregue de corpo, alma e espírito. Sem reservas. É o seu tudo por Ele. Se você reconhece que precisa disso, te convido a orar neste instante. Procure um lugar onde possa estar só e dê sua vida para Deus. Ore com palavras simples e sinceras. Sua vida nunca mais será a mesma depois que a obra d'Ele começar dentro de você.
コメント