Penso que um dos maiores obstáculos ao nosso desenvolvimento espiritual é a falta de humildade e de interesse em APRENDER. Um grande erro que muitos de nós já cometemos é dizer, diante de um problema, que já fizemos de tudo; só pode ter feito tudo quem sabe tudo, como ensinou um bispo um tempo atrás. Sou da ideia de que temos que ser como aprendizes o tempo todo, nas situações boas e ruins. No pior dos cenários, vamos aprender o que não fazer. Sempre há mais a conhecer na imensidão da grandeza do nosso Deus e de Sua gloriosa Obra.
E todo esse saber está à disposição dos que buscam com humildade
O Mestre ensinou, dizendo: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11:25). Não podemos atribuir a condição cheia de orgulho de "sábios e entendidos" apenas a quem tem um diploma universitário (até porque há muita gente super inteligente e capaz que deve seu conhecimento justamente à sua humilde disposição de aprender a cada dia mais) mas devemos estendê-la sim a todas as pessoas que julgam saber de tudo, tendo ou não sentado no banco da escola. E como existem pessoas assim, não é? Quando alguém fecha as portas do seu coração para compreender, torna-se como os rebeldes do povo de Israel na época do profeta Isaías, que disse: "Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe." (Isaías 29:16). Onde já se viu o barro se julgar igual o oleiro? Pois é. Apenas se a gente assumir humildemente nosso lugar diante de Deus teremos chance de crescer diante d'Ele.
Deus nos criou de uma forma tão maravilhosa que nos permite estar em constante desenvolvimento. Somos capazes de adquirir conhecimentos e habilidades como nenhum outro ser da criação. Temos o direito de desperdiçar este potencial? Saiba que você é uma pessoa que tem um grande poder ao seu dispor. Seu histórico familiar, as experiências negativas do passado, seu ambiente de trabalho, seus problemas atuais, nada pode te impedir de crescer interiormente e diante de Deus. Fomos chamados para amadurecer dia a dia; para melhorar progressivamente. Está escrito: "E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens." (1 Samuel 2:26).
Esta palavra é pra nós também. Creia!
E tem mais: "Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,(...)" (Efésios 4:12,13). Abandone a acomodação espiritual. Priorize sua vida com Deus. Veja-se como a pessoa que Ele quer que você seja. Separe tempo para se dedicar à pessoa mais importante deste mundo, que é você. Se o seu interior estiver bem, terá direção e coragem para agir a fim de mudar o que está ao seu redor. Seja humilde e interessado para nunca deixar de aprender!
Comments