Chegando ao nosso quarto e último estudo sobre a parábola do semeador, alcançamos o último tipo de solo onde a semente cai: a boa terra. "E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta." (Mateus 13:8). O Mestre o descreveu assim: "Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." (Mateus 13:23). Já sabemos que, diferentemente dos outros terrenos, no solo de qualidade a semente tem seu ciclo perfeito. É semeada, acolhida no chão, bem nutrida, tem espaço para crescer, sustentar-se e dar muitos frutos. Que maravilha seria se todos nós tivéssemos este coração para com a Palavra de Deus!
O coração como boa terra recebe a mensagem com interesse; ele a compreende e pratica, vendo os resultados dela em sua vida. Em contraste com a beira do caminho, com o solo pedregoso e o cheio de espinhos, quem é boa terra oferece todas as condições para Deus operar em si e através de si.
Gostaria de destacar três pontos sobre este assunto.
O primeiro é que o coração como boa terra se aplica a entender o que Deus diz: "Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras." (Daniel 10:12). O profeta estava empenhado em conhecer a vontade do Senhor e foi honrado por isso. É um exemplo de como nós também precisamos ser dedicados à meditação na Palavra de Deus, com sinceridade. Isso não quer dizer que vamos ficar as 24h do dia com a Bíblia nas mãos; no entanto, temos que assumir o compromisso de estar constantemente em sintonia com o Mestre, bebendo da Sua fonte.
Depois, tenho para mim que o coração bom tem a capacidade de avaliar a si mesmo; quando ouve a Palavra, é apto para se distanciar e olhar para si e então dizer: "Sim, eu vejo que estou errando nisso e preciso me arrepender". Sobre Davi, está escrito: "E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente." (2 Samuel 24:10). Sem isto, como poderíamos nos humilhar e pedir perdão? Uma das características mais maravilhosas que Deus deu ao bom coração, para mim, é esta:
Ter a sensibilidade de identificar e assumir suas falhas e buscar n'Ele restauração.
Em terceiro lugar, o coração que é boa terra assimila a Palavra e a pratica. Por Salomão, Deus ensinou a todos nós: "Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração." (Provérbios 7:2,3). É preciso conhecer, meditar e reter o que está escrito. O Senhor Jesus nos diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21). De um coração inclinado para o Senhor, vem a prática diária das Suas divinas orientações, que mostram o nosso amor e nos aproximam mais e mais do Altíssimo.
Diante destas coisas, qual tipo de terra é o seu coração? Espero ter contribuído para despertar ou fortalecer o seu interesse pela divina semente, que é a Palavra de Deus. Quando puder, sugiro que leia os quatro textos novamente. Aqui estão os links, para facilitar: https://www.willerfelix.com.br/post/a-par%C3%A1bola-do-semeador-a-semente-junto-do-caminho, https://www.willerfelix.com.br/post/a-par%C3%A1bola-do-semeador-a-semente-em-meio-aos-pedregais e https://www.willerfelix.com.br/post/a-par%C3%A1bola-do-semeador-a-semente-entre-espinhos . A Palavra é a nossa luz neste mundo e necessitamos conhecê-la e praticá-la para chegar ao fim da nossa caminhada salvos. O aviso do Senhor ainda ecoam hoje: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Mateus 13:9)
Comments